HOHOHOHO
O Natal na Europa é MÁGICO: cheio de tradição, luzes e muito encanto.
Os mercados natalinos transformam cidades históricas em cenários de conto de fadas. Todo dezembro, milhões de visitantes se reúnem nesses espaços para experimentar quitutes típicos, comprar artesanato, assistir a corais e se aquecer com vinho quente.
Se o objetivo é vivenciar o melhor dessa atmosfera, conheça agora os dez maiores mercados de Natal da Europa em 2025:
1. Viena, Áustria
O Viennese Dream Christmas Market, na Rathausplatz, exibe mais de 150 barracas decoradas e uma tradicional pista de gelo, tudo sob a iluminação do espetacular prédio da prefeitura. Destaca-se pelos concertos natalinos, doces vienenses e toda a magia imperial da capital austríaca.
2. Estrasburgo, França
Considerado o mais antigo do mundo, com origens em 1570, o Christkindelsmärik faz da cidade francesa a “Capital do Natal”. Tradição, decoração medieval e dezenas de feirinhas espalhadas pelo centro histórico garantem uma experiência única.
3. Colônia, Alemanha
São vários mercados espalhados pela cidade, o mais icônico aos pés da imensa catedral gótica. Quase 4 milhões de visitantes são esperados em 2025 para aproveitar artesanato, shows de corais e especialidades alemãs.
4. Praga, República Tcheca
O mercado na Praça da Cidade Velha é puro charme, com árvores iluminadas, barracas de trdelník (doce típico) e muita música. Fica aberto até janeiro, permitindo aproveitar toda a temporada de festas.
5. Budapeste, Hungria
O Advent Feast at the Basilica, em frente à Basílica de Santo Estêvão, atrai visitantes com sua imensa árvore de Natal, pista de patinação e exibições de luzes no coração de Budapeste.
6. Basileia, Suíça
Premiado diversas vezes entre os melhores da Europa, o mercado ocupa as elegantes praças Barfüsserplatz e Münsterplatz com comida típica, doces suíços, concertos e artesanato de qualidade.
7. Tallinn, Estônia
O centro histórico medieval de Tallinn recebe feirinhas encantadoras, com renas, decoração impecável e um toque nórdico – charme garantindo paisagens dignas de cartões postais.
8. Bruxelas, Bélgica
Winter Wonders, o principal mercado natalino de Bruxelas, toma conta do centro com roda-gigante, pista de patinação, luzes coloridas e opções de chocolate belga para todos os gostos.
9. Dresden, Alemanha
O Striezelmarkt é um dos mercados mais antigos do mundo (fundado em 1434). Iluminação impecável, produtos típicos e apresentações folclóricas fazem dessa feira um clássico natalino.
10. Manchester, Reino Unido
O maior da Inglaterra, espalhado por diversas praças, oferece ampla variedade de comidas, bebidas, brinquedos, artesanato e até mesmo apresentações culturais para animar a cidade durante as festas.
