Se você nunca comprou nenhum pacote, viagem ou serviço na Decolar.com, certamente conhece alguém que já o fez ou viu alguma propaganda da empresa.
A maioria das pessoas vai dizer que não teve nenhum problema, mas pessoalmente já me deparei com algumas “tretas” e alguns amigos já relataram “casos graves”.
Viagem simples, tudo certo
A maior parte das minhas viagens são domésticas, geralmente os trechos Floripa x Porto Alegre ou Floripa x SP e vice e versa. Esses trechos costumam ser tranquilos e fáceis de comprar e viajar e nunca tive problemas.
Até que um certo dia decidi fazer um trecho maior.
Meus amigos de São Paulo compraram um pacote para Porto Seguro saindo de Guarulhos e me convidaram, então comprei saindo de Floripa. Além do preço não ter sido TÃO atraente (eu certamente teria economizado uns 30% se tivesse montado por conta), a Decolar criou uma escala absurda. Porém, como eu não tinha muita experiência em viagens na época, optei por ir pela companhia dos colegas e facilidade do pacote pronto.

Na ida, uma escala simples em Guarulhos de três horinhas, mas na volta eu acabei pousando em Congonhas e tive que atravessar São Paulo até o aeroporto de Guarulhos novamente, em uma escala de quase seis horas. Não bastasse o tempo de espera, tive que enfrentar metade dela no trânsito infernal de um dia útil na selva de pedra.
Graças a Deus que a viagem foi boa, pelo menos hehehe.
Largado na Europa
Um colega me relatou uma treta com a Decolar que resultou até em processo judicial. Ele comprou um pacote para algum país da Europa, e teve que fazer uma escala na Turquia antes. O problema é que a Decolar não comprou a passagem pro destino final, então ele estava “preso” na Turquia e não conseguiu assistência imediata da empresa para solucionar.
No fim, acabou retornando pro Brasil após conversar com a companhia aérea e explicar o caso, mostrando a documentação comprovando a confusão. Mas aí as férias já estavam flopadas, né? Além de que o “pós-venda” também gerou dor de cabeça.
A Decolar simplesmente não ressarciu o meu colega de boa vontade. Simplesmente cobrou o pacote sem nenhuma compensação pelo incômodo. Ele teve que entrar com uma ação judicial para conseguir uma movimentação da empresa que, pasmem, quis recorrer ao invés negociar uma solução.
Pra ajudar, ainda rolou o início da pandemia no meio do processo, o que só atrasou o processo ainda mais. No fim, ele conseguiu ressarcimento, depois de muita luta.
App pior que o site
O último problema que tive foi semana passada, com o aplicativo da empresa, quando tentei comprar um pacote para mim e meu amigo.
O app oferece parcelamento exclusivo em 12 vezes, enquanto o site permite até 6 vezes. Mas quem disse que eu consegui concluir a compra? Tentei com três cartões diferentes, sem sucesso. No fim, desisti e comprei pelo site mesmo, mas fiquei meio inseguro, até porque o trecho da viagem inclui escala em São Paulo novamente.
Espero que dê tudo certo, se Deus quiser.
E você, já teve algum problema com a Decolar ou outro site de viagens? Ou sempre deu tudo certo? Conta pra mim nos comentários!
Me siga nas redes sociais pelo @porondeandanatan!
